• Luciana Rita

Sobre a nossa edição de "Direito das Mulheres e Injustiça dos homens"

Atualizado: Jan 19


Foi um privilégio enorme termos republicado “Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens” em dezembro de 2019. Nosso segundo livro, tão importante e que representa tanto para nós mulheres!


É um livro icônico, publicado pela primeira vez em 1832, em que Nísia faz uma tradução cultural do pensamento que circulava em outras partes do mundo. Nísia foi uma mulher incrível: uma erudita que trabalhou, entre tantas outras coisas, para a inclusão das mulheres através da educação. Viajou além mar em várias ocasiões. Passou meses na Itália logo após sua unificação, fez até um livro em que trata de suas impressões sobre o país recém formado. Percorreu vários outros países, mas se estabeleceu na França.


Quando decidimos republicá-lo, a edição de 1989, da editora Cortez, já estava esgotada há muito tempo. Entramos em contato com a professora Constância Lima Duarte, a grande estudiosa e responsável por estarmos aqui hoje falando de Nísia Floresta Brasileira Augusta. A primeira feminista brasileira teria uma nova edição!


A transcrição do texto, feito a partir de um exemplar de 1833, a apresentação e as notas são de Constância Lima Duarte. Fizemos tudo com muito carinho. A capa é da Rosana e da Eliza Mauro. A tiragem é pequena.


Pouco depois do lançamento chegou a pandemia. Decidimos suspender as vendas por um tempo - o que infelizmente durou uma eternidade. Mas agora é hora de voltar.


Vou contar um segredo - que a essa altura nem deve ser mais tão segredo assim - a editora conta com três pessoas para funcionar: as irmãs Mauro. Rosana, Eliza e Luciana. Nós três e só, e ao mesmo tempo tanto.


Seguimos aprendendo, tentando melhorar e tentando percorrer nosso caminho de forma justa, criando vínculos e pontes.


Faz tempo que eu queria compartilhar essas palavras. O que fazemos é cheio de significado, é parte de nós, é o que somos.



*foto de Ingrid Peixoto do @serei.aleitora

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo